O Município de Esposende avançou com a implementação de um sistema de bicicletas elétricas partilhadas.
Através de uma parceria estabelecida com a empresa Bolt, o Município dá a possibilidade aos residentes, turistas e visitantes de requisitarem bicicletas elétricas para a sua locomoção. Estarão disponíveis 100 bicicletas, distribuídas por 14 locais da área urbana, nomeadamente em Apúlia, Fão, Esposende (incluindo a Zona Industrial de Esposende e a Central de Camionagem) e em Marinhas (Cepães). Para usufruir deste serviço, basta instalar a aplicação (APP) da Bolt para telemóvel, fazer o respetivo registo e proceder ao aluguer da(s) bicicleta(s).
.
Esposende torna-se assim na quarta cidade do distrito de Braga a adotar as soluções de micromobilidade da Bolt, super app europeia que tem como missão tornar a mobilidade urbana mais acessível, segura e sustentável. A Bolt opera em todo o mundo com grande implantação na Europa e África. A empresa procura acelerar a transição do automóvel pessoal para a mobilidade partilhada, oferecendo alternativas para cada caso, incluindo o transporte de automóveis e trotinetes partilhadas, entre outros serviços partilhados. As bicicletas elétricas da Bolt dispõem de um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado; similar ao que ocorre nas trotinetes, durante o período noturno é também ativado um teste de reação cognitiva para avaliar o consumo de álcool do utilizador; por fim, está disponível também para os novatos na utilização destes veículos o Modo Iniciante, que reduz a velocidade da bicicleta para 15km/h.
.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, explica que este serviço, implementado a título experimental e por um período de um ano, insere-se na estratégia do Município de fomentar a utilização de meios de mobilidade suave, neste caso da bicicleta, dando cumprimento, por esta via, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Benjamim Pereira sublinha que “Esposende está na linha da frente na implementação de medidas sustentáveis, amigas do ambiente”, e manifesta “satisfação pela aposta da Bolt no Município, tornando-o assim, num dos ainda poucos territórios do país com esta oferta de locomoção”.
Por sua vez, Frederico Venâncio, responsável de Micromobilidade da Bolt em Portugal, refere que “Esposende, sendo um local de crescente atração turística, é estratégico enquanto mercado para nós. A sua geografia é convidativa a explorar novos meios de mobilidade, e as nossas bicicletas elétricas encaixam perfeitamente nesta visão. Ademais, a expansão que temos conseguido impulsionar na região Norte do nosso país tem sido absolutamente crucial para conseguirmos perceber algo que vai além das nossas expectativas: a de que, num futuro não muito distante, esta aposta na multimodalidade, como demonstrada pela Câmara Municipal de Esposende, poderá mesmo permitir ligar vários concelhos entres si com estes veículos”.
.
Atendendo às caraterísticas geomorfológicas de Esposende – é um território em parte bastante plano e os pontos mais altos não têm grandes altitudes, o Município de Esposende tem vindo a apostar em projetos que visam a mobilidade sustentável, de modo a fomentar o uso, em maior escala, de alternativas ao automóvel. Pretende-se, assim, promover o uso cada vez mais frequente de bicicletas, tanto no dia-a-dia como em tempo de férias, ou como prática desportiva, sendo que, além da questão da promoção da saúde, estão em causa valores de ordem psicológica e bem-estar, assim como fatores de poupança e despoluição ambiental, boas práticas que importa incentivar.
Enquadra-se nesta estratégia o projeto E(co)stória, que se traduz na realização de passeios em bicicletas elétricas para conhecer o vasto território de Esposende. Esta iniciativa, cofinanciada por fundos europeus, já proporcionou a várias dezenas de pessoas a experiência de experimentar este veículo, sensibilizando para a sua facilidade e comodidade. De resto, o Município já possui uma série de e-bikes disponíveis para uso dos seus colaboradores, em trabalho, para pequenas deslocações.