START Stories #1 | Strive: A Agência Criativa que Compreende e Conecta a Geração Z


A START Esposende é um espaço onde as ideias ganham vida e os negócios encontram as condições certas para crescer. Para dar a conhecer as histórias inspiradoras e os projetos que fazem parte da nossa incubadora, criamos a START Stories, uma rúbrica que destaca o percurso, os desafios e as conquistas dos nossos incubados.

Cada história é um exemplo de inovação, resiliência e crescimento, mostrando o impacto da START Esposende no desenvolvimento de negócios de sucesso. Nesta primeira edição, damos destaque à STRIVE, uma agência criativa totalmente focada na Geração Z, que promete revolucionar a forma como as marcas comunicam com este público.

.

Como nasceu a ideia da Strive? Qual foi a inspiração por trás do negócio?

A Strive nasceu em 2022. Fundada pela união das valências dos três sócios, encontrou uma oportunidade no mercado nacional e, em março de 2025, afirma-se como a primeira agência criativa em Portugal focada na Geração Z, trazendo uma abordagem autêntica, inovadora e alinhada com as novas tendências de comunicação.

.

Qual é o principal objetivo da empresa e o problema que procuram resolver no mercado?

O principal objetivo da Strive é ser a ponte entre marcas e a Geração Z, ajudando-as a conectar-se de forma autêntica e impactante com esta audiência. Para isso, oferecemos soluções estratégicas que permitem às marcas compreender e envolver-se com a Gen Z de maneira eficaz, através de:

– Conteúdo audiovisual para redes sociais impactante e estratégico.

– Uma comunidade de criadores e influencers a dispôr das marcas.

– Pesquisa e insights contínuos acerca do comportamento e tendências da Gen Z nas redes sociais.

.

Como é que a START Esposende contribuiu para o crescimento da Strive e que recursos ou apoios oferecidos pela START Esposende tiveram maior impacto no desenvolvimento da empresa?

O serviço da START Esposende mais valioso no desenvolvimento da empresa foi certamente a rede de mentores, que nos permitiu desde cedo obter insights acerca do negócio (e potenciais problemas e otimizações) diretamente de profissionais experientes e sucedidos nas áreas mais relevantes para nós. Para além disso, numa fase inicial, permitiu-nos encontrar clientes dentro da rede de incubados, o que foi uma ajuda valiosa no arranque e validação da empresa.

.

Quais foram os maiores desafios que enfrentaram no início e como a START ajudou a superá-los?

No início, enfrentámos dois grandes desafios que a START Esposende nos ajudou a superar:

  • Falta de conhecimento e perspetiva externa sobre o negócio – As mentorias disponibilizadas pela START foram essenciais para nos fornecer insights valiosos, ajudando-nos a tomar decisões estratégicas e a evoluir de forma mais estruturada.
  • Dificuldade na angariação de clientes – Como qualquer empresa em fase inicial, conquistar credibilidade foi um desafio. No entanto, a rede de incubados da START permitiu-nos aceder a contactos estratégicos e conectar-nos com potenciais clientes que confiaram nos nossos serviços, acelerando o nosso crescimento.

.

Querem destacar algum cliente ou projeto? / Quais foram os principais marcos alcançados pela Strive?

Um projeto que merece destaque no portfólio da Strive é, certamente, a Unilever (CIF Portugal). A Strive está responsável pelo desenvolvimento de conteúdo nativo para o TikTok da mesma, com resultados extremamente positivos e uma acumulação de mais de 17 Milhões de visualizações.

.

Há algo que teriam feito de forma diferente durante a trajetória da empresa?

Acreditamos que o erro faz parte do crescimento. Houve, sem dúvida, momentos em que gostaríamos de ter tomado decisões diferentes, mas reconhecemos que cada escolha – certa ou errada – contribuiu para o nosso desenvolvimento, tanto a nível profissional como pessoal.

.
Quais são os planos futuros para a Strive? Há novos produtos ou serviços a caminho?

Em março de 2025, a Strive afirma-se como a primeira agência criativa em Portugal totalmente focada na Geração Z. Entre os nossos principais lançamentos, destacamos um Report exclusivo sobre as tendências e insights da Geração Z e das redes sociais para 2025 e estamos a expandir a nossa rede de influencers e criadores de conteúdo, oferecendo às marcas novas formas de comunicar de forma autêntica e impactante.

.

Que mensagem gostariam de deixar para outros empreendedores que estão a pensar em incubar os seus negócios na START Esposende?

Para alguém que se lança no mercado com uma nova empresa ou marca, pode-se tornar difícil navegar as dificuldades trazidas pela falta de experiência/conhecimento e pela competição feroz. Na START Esposende, qualquer empreendedor irá encontrar uma solução para esses problemas, quer seja através do apoio fornecido pela rede de mentores, quer seja através do networking e sinergias criadas com os restantes incubados. É inegável o papel que a START tem no arranque e desenvolvimento inicial das empresas.

.

Obrigado, André, Lucas e Tiago.
Obrigado, Strive.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
Email