Inaugurado investimento de 50 milhões de euros em fábrica de construção de casas em madeira

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira inaugurou as instalações da empresa Kōzōwood Industries, antiga Black Oak Company, materializando assim um dos maiores investimentos empresariais do Concelho de Esposende.

.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende enalteceu a atratividade e dinâmica do concelho de Esposende como ponto diferenciador para a captação de investimento e fixação de empresas durante a inauguração da Kōzōwood. Reforçou ainda que o investimento realizado é mais do que a abertura de uma nova fábrica, a expansão de uma indústria ou a criação de empregos, é a prova da confiança depositada no nosso Concelho, na nossa mão de obra (qualificada) e no nosso ambiente favorável ao investimento.

Esta nova e inovadora fábrica em Esposende, fruto de um investimento de 50 milhões de euros pela Vanguard Properties, a realizar até 2025, promete produzir anualmente 200 casas em madeira (‘woodframe’) e 1000 casas em CLT (‘cross-laminated timber’), com o objetivo de produzir três casas por dia.

A Kōzōwood Industries, antiga Black Oak Company, especializou-se na construção de estruturas em madeira para casas e edifícios, utilizando tecnologias woodframe e CLT, e com este investimento na nova unidade industrial, ocupará uma área de 30 mil metros quadrados, na freguesia de Palmeira de Faro, criando cerca de 150 postos de trabalho. Contudo, o investimento não fica por aqui, está projetada a construção da segunda unidade de produção, ainda este ano, com mais 10.000m2 de área, perspetivando-se que o número de trabalhadores chegue aos 300 durante o próximo ano, consolidando Esposende como um dos maiores clusters europeus neste tipo de construção.

O investimento alinha-se com a estratégia de captação de investimento protagonizado pelo Município, tal como afirma o presidente da Câmara Municipal de Esposende, e que se traduz “no aumento de 35%, ao longo da última década, do número de empresas instaladas no concelho e que representa um aumento de 87% do volume de negócios, fazendo com que Esposende seja, no Cávado, o terceiro concelho mais exportador. Tudo isto representa riqueza e emprego, tendo sido criados, nos últimos 10 anos, mais de 4.800 postos de trabalho” e no fortalecimento da economia local e regional.

Nuno Vale destacou a materialização de um sonho que “nasceu há dez anos, com a Oak e que agora se expande. Agradeço à Câmara Municipal todo o apoio dado à implantação desta indústria”, agora incorporada na Kōzōwood.

Alexandre Berda, da Vanguard Properties enfatizou a importância desta unidade industrial no contexto global da empresa, nomeadamente na produção de casas para os locais onde estão a investir, como na Comporta.

A Vanguard Properties, é um dos maiores promotores imobiliários, urbanos e turísticos da Europa, apostando agora na construção sustentável de habitações.

José Cardoso Botelho, da Vanguard Properties sublinha Esposende como sendo “o sítio ideal para concretizar este projeto que introduz uma profunda alteração ao paradigma da construção em Portugal”. Porque Esposende “é uma das cidades com mais área verde por habitante, que aposta na sustentabilidade e, simultaneamente, cria condições para atração de indústria de ponta”.

Deste modo, o Município de Esposende contribui, para além da criação de riqueza e emprego, para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, mas também fortalece a posição do concelho como um hub económico em crescimento, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da comunidade local.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
Email