Município de Esposende adquiriu quarto moinho na Abelheira

O Município de Esposende acaba de adquirir o quarto moinho, na Zona de Abelheira, Marinhas, sendo que é o único que ainda se encontra em ruínas. A intervenção ali em curso, realizada já na estrutura de três moinhos, integra-se nas ações que preveem concretizar o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira.

.

Já com a obra de recuperação de três moinhos de vento concluída, no âmbito da candidatura “Qualificação das Experiências de Turismo da Natureza no Minho – Redes de Visitação da Natureza – Moinhos da Abelheira/Esposende”, integrada na Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE e que teve um investimento de 155.000 euros, o Município de Esposende alarga a área de intervenção, com a aquisição deste quarto edifício.

.

No total, o conjunto monumental compreende sete moinhos, mas a primeira fase do projeto contemplou apenas três edifícios, propriedade da Câmara Municipal (os moinhos de vento números “3”, “6” e “7”), sendo o objetivo final a valorização de todo aquele espaço.

Esta ação integra-se na estratégia de promoção do Turismo no Município de Esposende através da valorização e preservação do seu património material e imaterial. O Município tem diversas ações a desenvolver que contribuam para a visitação do espaço, proporcionando os acessos a todos.

Os três moinhos intervencionados já estão equipados com o equipamento inerente a cada temática que estará representada e que aborda o Ciclo do Pão e toda a etnografia a ele associada e as questões ambientais do uso da energia.

.

Este é um projeto muito ambicionado pela população local e, após muitos anos de trabalho, negociações e estudo, vê, finalmente, aplicação prática no terreno. O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, destaca a importância que a aquisição deste moinho significa para a cultura e para o turismo da freguesia e do concelho.

.

Esta iniciativa concorre para a estruturação da oferta de Turismo Industrial. Por esta via, o Município proporciona a divulgação do património e tradições do território concelhio, contribuindo para a preservação da memória coletiva.

Partilhar:

Facebook
LinkedIn
Email